quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Timidez

Timidez


Clique na imagem para ampliar.

Acerca do tema, fui tímido. Muito, por sinal. Escondia-me dentro de mim como uma avestruz em seu buraco a lhe tapar apenas a cabeça. Não gostava de olhares diretos nem de muita gente ao redor, principalmente se me conheciam. Câmeras fotográficas, apesar de não tê-las evitado, causavam-me desconforto. Não me sentia bem com elogios apesar de os amar.
...........................Lembro-me de as pessoas acharem isso lindo. Diziam: Olha que gracinha! Ele é tímido!
E lembro-me também de muitos considerarem-me, em primeiro momento, indiferente.
.........................Acerca do tema, percebi, lendo em meu espelho e nos reflexos próprios do olhar das pessoas, que o que eu precisava não era admitir para todos e para mim mesmo que eu era tímido. Eu precisava era saber porque eu era tímido. De onde vinham os motivos e quais os eram, de meus rubores?
.............................Percebi que o meu medo de ser observado ou estudado me era motivo para esconder. Sabe porquê? Porque eu não queria que soubessem de meus defeitos. Não queria que as pessoas os fitassem ou os descobrissem em mim. Aliás, mesmo não sendo defeito isso ou aquilo que eu escondesse, não queria arriscar uma consideração alheia na qual alguém pudesse considerar-me imperfeito. Eu precisava manter a perfeição! E para que, se não adiantava?
..............................Aceitar-se, observar-se com ternura, não temer julgamentos, julgar menos, enxergar mais beleza nas coisas sem criticar tanto e com tanto negativismo, não querer ser perfeito pelo fato de saber que a perfeição está nos contrastes e, principalmente, ser humilde, foram atitudes percebidas por mim que muito me ajudaram a aproximar-me das pessoas e de mim mesmo.
..............................Alguém deve estar se perguntando: O que teria a ver ser humilde com a timidez? Eu digo: Tudo, ou melhor, nada. Ser humilde não é sair de onde se está e cumprimentar a todos. Não é ter muito dinheiro e ser solícito. Ser humilde é aceitar-se como se é, mudar-se quando se sente com esta necessidade, e assim, poder desfrutar de si mesmo aceitando nos outros suas características sem chamá-las de defeito.
................................É o orgulho que nos faz temer que não nos vejam como somos, ou que nos critiquem, ou que nos estudem, que nos olhem. Os problemas existentes entre quem julga e quem é julgado são todos de quem julga. Já que, baseiam-se em si mesmos os que apontam nos outros, seus próprios defeitos.
..............................Quando tiramos uma foto, nossa timidez diz: Cuidado, você será observado e criticado por outros. Aí, essa voz passa a gritar antes do “clik” e você foge dos flashs, privando, muitas vezes, alguém que lhe goste muito de ter uma saudável lembrança sua, ou a você mesmo de se curtir em imagem. Repare que se a foto fosse tirada para que apenas você, e somente você, visse, não haveria problemas. E se houvesse, seria coisa de amor próprio, certo?
.............................Aceitar-se e amar-se são atitudes humildes e, portanto, não lhe induzem a privar-se de fotos, olhares, atenções e convivências. Além disso, abrem-lhe a consciência de que receber elogios faz bem e você só precisa dizer: “Obrigado!”

(Poeta Victor Chaves)

7 comentários:

Anônimo disse...

Meninas!!
Estou aqui para parabenizá-las !!
Vcs estão ARRASANDO com o blog!!
Espero que os meninos vejam...
Trabalho de profissional!!!

Espero que vcs postem mais textos do Vitor, de preferência inéditos...

Eu conheci a dupla, através de um texto do Vitor que achei no orkut!!

PAz e BEm para todas!!

Anônimo disse...

É por essas e outras que me apaixonei pelo Victor!!! Rssss....
Além de lindoooo, tem um charme e um jeito de falar q derruba qualquer um!!!

Gostaria de convidar o pessoal para comparecer no show que eles farão em minha cidade (Ipatinga/MG);no dia 24/11.

Fiz uma comunidade no orkut para o pessoal que pretende ir ao show... Aos interessados, o endereço é: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=41126524

Valeuuuu!!!

Bjimmmm*

Anônimo disse...

Oi "Angela", agradecemos o seu carinho com nossa equipe. Concerteza trabalhos com muito profissionalismo, pois é com muito profissionalismo que conseguimos agradar pessoas como você! Mais deixamos bem claro, acima do profissionalismo, cuidamos do blog com muito carinho e dedicação. E mais uma vez nosso obrigado.

E a você "Bruna", concerteza devemos chamar o Victor de "Poeta Victor Chaves", e já estamos participando de sua comunidade!

Fiquem com Deus meninas!

Beijos

Lara Mineira disse...

NOOSSSAAAAAA, que emoção encontrei Victor & Léo num posto de gasolina aqui no Paraná, eles estavam indo pro show em Bandeirantes, foi o melhor dia da minha vida!!! 04/11!!!!
Obrigada por existirem e até o show aqui em Londrina dia 17/11!
Minha foto vai virar quadro,huahuahua
beijos

Unknown disse...

Vcs s�o TUDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
Amo muitooooooooooooooooooo
Ainda tiro uma foto com vc meu poeta preferidooooooo
rsrsrsrrsrsrs
X�rinhoooooooooo

Anônimo disse...

Em primeiro lugar quero dizer que amo muito vcs,mas o victor e um poeta de verdade alem de ser pota ele e um cantor muito adorado pelos fans e primcipalmente por mim.UM SUPER BEIJO E ATE MAIS VER.

velvidaboaa disse...

oiiiiiiiiiii!
que lindo o seu blog!
e ainda tem o sapo da vida boa...
passa lá no meu blog!

Músicas e Fotos de Victor & Leo no seu celular!

Envie uma mensagem de texto contendo as letras " VL " (de Victor & Leo)
para 48801 ou então acesse o site de sua operadora.
Seu celular fica cheio de estilo e você ainda pode ganhar um MP4 Player, câmeras digitais, CDs e DVDs Victor & Leo Ao Vivo em Uberlândia.

- Operadora Oi: www.oiloja.com.br
- Operadora Tim:www.timmusicstore.com.br
- Operadora Claro: www.claroideias.com.br
- Operadora Brasil Telecom: www.brasiltelecom.com.br

* Serviço disponível para todas as operadoras. Preços e condições: consulte sua operadora. A Sony BMG não se responsabiliza pela mecânica de venda das operadoras de celular. Todo o processo de compra e de atendimento deve ser feito diretamente nos canais de atendimento da operadora.